-
O C.L.C.B. (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado, certificando que, durante a vistoria, a edificação vistoriada possua as condições de segurança contra incêndio previstas pela legislação e constantes no processo aprovado, estabelecendo um período de validade.
O CLCB regular é um documento exigido pelas seguradoras e obrigatório para emissão de Alvarás, Licenças de funcionamento e Habite-se, nos municípios do Estado de São Paulo.
Este Licenciamento se aplica as edificações com até 750 metros quadrados de área construída que atenda alguns requisitos do Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Estado de São Paulo.
Emita o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, e deixe seu imóvel regularizado juntamente com os órgãos públicos. Entre em contato conosco e saiba mais. -
O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros de SP da Polícia Militar, sendo um dos principais requisitos para se obter a Licença de Funcionamento dos estabelecimentos.
Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros SP, com exceção das residências onde só more uma família.
A exigência deste documento se justifica em função dos seguintes objetivos:- Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
- Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
- Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
- Fornecer condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.
Este documento é obrigatório por lei para prédios comerciais, industriais e até residenciais de determinado porte.
Normalmente é um dos primeiros documentos que as companhias de seguro verificam antes de fecharem um contrato ou os órgãos de fiscalização antes de licenciarem um negócio, é solicitado ainda em caso de sinistros no imóvel para efeitos de processo.
Como conseguir a vistoria AVCB do Corpo de Bombeiros?
Para obter um AVCB depende de alguns requisitos, primeiro é montado um “Projeto de Segurança Contra Incêndio” onde constam todas as medidas de situação de emergência que o imóvel terá, incluindo luzes de emergência, portas corta fogo, extintores, sinalização de saídas de emergência e outros.
Existem Normas e Instruções Técnicas, Decretos, Leis Municipais, Estaduais e outras legislações que são específicas para cada localidade, por isto aconselhamos o interessado a contratar profissionais qualificados e experientes para elaboração do projeto e orientação quanto à obtenção e renovação periódica do AVCB, que será emitido após vistoria e aprovação do Serviço local de Segurança contra incêndio.
Qual a validade do AVCB?
A validade do AVCB pode ser de 1, 2 ou até 3 anos, dependendo do uso, da edificação e da legislação local.
A não obtenção ou não renovação, após vencimento, pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.
Consulte nossos profissionais para o desenvolvimento do projeto para a emissão do AVCB.
-
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Projeto Técnico Simplificado (PTS) tem como objetivo estabelecer os procedimentos administrativos e as medidas de segurança contra incêndio para regularização das edificações
de baixo potencial de risco, e licenciamento nos termos de regulamentação de segurança contra incêndio de micro e pequenas empresas.
1. A edificação será classificada como Projeto Técnico Simplificado (PTS) quando atender aos seguintes requisitos:
1.1 Possuir área construída menor ou igual a 750 m², podendo-se desconsiderar:- telheiros, com laterais abertas, destinados à proteção de utensílios, caixas d’água, tanques e outras instalações desde que não tenham área superior a 10 m²;
- platibandas e beirais de telhado com até 3 metros de projeção;
- passagens cobertas, de laterais abertas, com largura máxima de 3 metros, destinadas apenas à circulação de pessoas ou mercadorias;
- coberturas de bombas de combustível e de praças de pedágio, desde que não sejam utilizadas para outros fins e sejam abertas lateralmente em pelo menos 50% do perímetro;
- reservatórios de água, escadas enclausuradas e dutos de ventilação das saídas de emergência;piscinas, banheiros, vestiários e assemelhados.
1.2 Possuir até três pavimentos, podendo ser desconsiderado como pavimento o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento, sem abastecimento no local.
1.3 Não possuir subsolo ocupado como local de reunião de público (Grupo F), independente da área, bem como outra ocupação diversa de estacionamento com área superior a 50 m².
1.4 Ter lotação máxima de 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F).
1.5 Ter, no caso de comércio de gás liquefeito de petróleo - GLP (revenda), armazenamento de até 12.480 Kg (equivalente a 960 botijões de 13 kg).
1.6 Armazenar, no máximo, 20 m³ de líquidos inflamáveis ou combustíveis em tanques aéreos ou fracionados, para qualquer finalidade.
1.7 Armazenar, no máximo, 10 m³ de gases inflamáveis em tanques ou cilindros, para qualquer finalidade.
1.8 Não manipular ou armazenar produtos perigosos à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio, tais como: explosivos, peróxidos orgânicos, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, substâncias radioativas, substâncias corrosivas e substâncias perigosas diversas.
1.8.1 É permitido o comércio de agrotóxicos, substâncias (sólidas ou líquidas) oxidantes, corrosivas, e perigosas diversas, desde que termicamente estáveis e não explosivas, caso o estoque.
Desenvolva o seu projeto com profissionais qualificados. Conheça mais sobre os nossos serviços, entre em contato e solicite uma cotação.
-
O Sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Se faz necessário o seu uso para edificações classificadas com alto risco de incêndio pelo corpo de bombeiros.
Para sua utilização e regularização, é necessário a elaboração de projetos juntamente com o Corpo de Bombeiros, para emissões de Certidões, Alvarás, dentre outros.
-
Brigada de Incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.
Dentre os nossos colaboradores, contamos com um Bombeiro técnico, devidamente capacitado para desenvolver esse trabalho juntamente com a empresa.
Conheça mais sobre este serviço, entre em contato conosco.
-
Laudo técnico é um documento que deve ser realizado por um profissional habilitado e especializado em determinada área de atuação.
Neste laudo serão incluídas as observações e conclusões sobre o problema que deve ser analisado em determinada edificação ou empresa.
ART: Anotação de Responsabilidade Técnica, é um documento emitido pelo profissional vinculado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)
Esses dois documentos são desenvolvidos com o intuito de atestar a condições da edificação, e obtenção de alvarás e certidões juntamente aos órgãos públicos.